LINHA DE PESQUISA
|
Definição – Essa linha de pesquisa tem como foco investigativo o contexto político, econômico e social e as especificidades da construção e consolidação de fenômenos relativos à políticas públicas, desenvolvimento e meio ambiente, vinculados à realidade amazônica.
Eixos Estruturadores- Políticas Públicas: Conceitos e vertentes teóricas de analise das políticas públicas; políticas públicas no contexto do desenvolvimento e suas relações com o meio ambiente. Análise de benefícios-custo de programas e projetos para o desenvolvimento da Amazônia. Avaliação de políticas públicas voltadas para a inclusão, desigualdade social e economia solidária. Análise de políticas para o terceiro setor. Análise dos processos de tomada de decisão para a formação de políticas públicas. Modelos e políticas de educação ambiental. Desenvolvimento: Origem e desdobramentos históricos do desenvolvimento Econômico; Conceitos (Crescimento econômico, Desenvolvimento econômico Sustentado; Teorias do crescimento e do desenvolvimento econômico). Meio Ambiente: conceitos e definições multidisciplinares, relação sociedade e meio ambiente, relação homem – natureza, educação ambiental. Desenvolvimento e Meio Ambiente: Os problemas sociais e ambientais; O conceito de Desenvolvimento sustentável; O dilema desenvolvimento versus meio ambiente; O desafio para conciliar desenvolvimento econômico e meio ambiente; Políticas Públicas e Estratégias de desenvolvimento: Obstáculos às ações e aplicações das políticas públicas; Prioridades ambientais para o desenvolvimento; Mercado, governos e boas políticas e práticas de desenvolvimento; As relações entre Estado e território. Evolução e renovação das teorias e formas de intervenção do Estado: do planejamento regional a gestão local. As categorias e conceitos fundamentais do planejamento territorial. O planejamento territorial espacial: grandes projetos hidrelétricos, mineiros e industriais, hidrovias, o gerenciamento costeiro etc. Novas Teorias e Estratégias de desenvolvimento para a Amazônia: Os novos paradigmas teóricos para o desenvolvimento da Amazônia; Os grandes problemas, seus limites e possibilidades para o desenvolvimento sustentável na Amazônia; As políticas ambientais para a Amazônia. A Amazônia como uma fronteira de “commodities”. Os grandes problemas e entraves ao desenvolvimento. As novas possibilidades para o estado e os municípios.
Objetivos – Elaboração de trabalhos integrados de natureza socioeconômica e político cultural visando a compreensão de processos de organização dos espaços urbano e rural locais e regionais; estudos de casos de experiências empíricas de sustentabilidade, ações e políticas de preservação e proteção ambiental; a dialética das relações sociedade x natureza e seus reflexos na política ambiental, nas tipologias de organização do espaço e da formação de comunidades amazônicas; análise das questões ambientais, socioeconômicas, político-institucionais e culturais a níveis local, regional, nacional e global; avaliação do processo de globalização nas políticas de organização do espaço e nas práticas de desenvolvimento na Amazônia; identificação de conflitos de uso dos recursos naturais e das políticas ambientais; análise das políticas públicas de desenvolvimento e do meio ambiente.
SUBLINHAS DE PESQUISA
|
Meio Ambiente, linguagem/discursos e educação
A partir do viés trans/multi/inter/disciplinar a linguagem dialoga com teorias que atravessam o campo das ciências das humanidades numa perspectiva que poderá contribuir para reflexão e estudos de “políticas publicas e ambientais” concebidas como espaço discursivo (a partir da análise crítica de leis, decretos, cartas, relatórios de conferências, processos julgados , artigos científicos, material didático, informativo publicitário sobre meio ambiente etc.). Trabalha-se princípios básicos para a compreensão da língua (gem) em seu funcionamento, ou seja, a língua nos seus usos, concretizados nos discursos sobre/do meio ambiente e políticas publicas.
Energia e Sustentabilidade
Voltada ao estudo dos impactos e conflitos ocasionados pelo aproveitamento das diferentes fontes de energia e suas implicações econômicas, políticas, sociais e culturais assim como o estudo de políticas públicas direcionadas ao aproveitamento de fontes renováveis de energia (não convencional) para desenvolvimento de localidades remotas na Amazônia e incorporação dessas fontes à matriz energética.
Patrimônio Cultural, Políticas Públicas e Meio Ambiente
Aborda a história da legislação de proteção do patrimônio cultural. Analisa a relação da legislação de proteção do patrimônio cultural e ambiental no Brasil com os impactos provocados pelos projetos econômicos. Destaca a importância das instituições de proteção ao patrimônio cultural e ambiental e a situação dos projetos arqueológicos no estado do Amapá.
Políticas Públicas e estratégias de desenvolvimento na Amazônia
Discute os conceitos e vertentes teóricas de analise das políticas públicas. Investiga as políticas públicas no contexto do desenvolvimento amazônico e suas conexões com o meio ambiente.
Análise ambiental e Políticas Públicas
Avaliação ecológica dos potenciais impactos ambientais em áreas do estado do Amapá, objetivando contribuir com o desenvolvimento de políticas públicas voltadas às questões de preservação e/ou manejo ambiental sustentável e minimização das atividades impactantes já instaladas, envolvendo estudos de estruturas, processos, funções e formas, bem como consequências e efeitos advindos da reorganização dos espaços naturais, rurais e urbanos.
Áreas Protegidas, Conflitos, e Meio Ambiente
Discutir as principais características e teorias sobre conservação e preservação da natureza e seus conflitos. Destacar as principais legislações sobre a proteção de áreas naturais no território brasileiro. Apresentar as principais tipologias de áreas legalmente protegidas no espaço brasileiro e identificar as categorias e manejo de unidades de conservação no Brasil.
Análises do Discurso Ambiental e Educação Ambiental
Análises de discursos acerca do meio ambiente – silenciamentos, vozes em conflito, discursos hegemônicos; percepções dos sujeitos acerca da educação ambiental; práticas educativas ambientais.
Políticas de Saúde e Meio Ambiente
Políticas de saúde no Brasil e na Amazônia. O Sistema Único de Saúde – suas transformações e conquistas. As Políticas Públicas e sua aplicação no desenvolvimento local. Processo Saúde – Doença. Saúde e Desenvolvimento. A situação ambiental e sua interface com a saúde. A saúde e o processo de migração. As repercussões das políticas de saúde num contexto regional. Indicadores globais de saúde e sua aplicabilidade. A situação ambiental e a sua interface com a saúde humana.
Políticas Públicas e Meio Ambiente em Terras Indígenas
Discutir as relações dos povos indígenas com o meio ambiente, a legislação e as políticas públicas voltadas para a preservação do meio ambiente, educação ambiental e desenvolvimento de projetos econômicos em Tis.
9.337 Comments
Comments are closed.